Etiqueta no Dojo
O Dojo é um lugar especial que deve ser considerado como um templo. Deve-se guardar respeito, não se eleva à voz, as piadas são evitadas e nunca deve ser pisado com sapatos. O silêncio é condição fundamental para quem treina e assim sendo, mesmo nos vestiários, a conversa sem alteração de voz é uma demonstração de educação e serenidade. O Dojo tem em cada um dos seus cantos um significado diferente:
O SHIMOZA e SHIMOSEKI são reservados para os alunos.
O KAMIZA e o JOSEKI são reservados para o professor e o assistente.
O KAMIZA é o lugar de honra onde, além do professor e do assistente, estão os convidados de honra e é onde esta o retrato do Mestre GICHIN FUNAKOSHI, reverenciado por todos, em memória de sua obra. Neste local, se faz a saudação de inicio e fim de cada aula. Somente um aluno deve se aproximar do KAMISA quando for permitido.
Para um visitante, é magnífico ver a saudação coletiva. A mesma é feita no inicio da aula. Os alunos mais avançados ficam perto do JOSEKI, ao passo que os de graus inferiores ficam perto do SHIMOSEKI. Todos se alinham em frente ao professor e de seus assistentes ao longo do SHIMOZA.
Na cortesia em grupo a orientação é dada pelo aluno mais velho, que cuida do alinhamento e dá a voz de comando reverenciado o professor. Na verdade são duas: uma é feita no lugar de honra (KAMIZA), acompanhada pelo professor, razão pela qual a etiqueta manda que os alunos não se apressem para que nunca vejam o professor fazer a reverencia.
No final, saúda-se primeiro o professor e por fim o KAMIZA. Como podemos notar, a saudação, além do significado cordial, é uma prova de respeito pelo colega, assim como um testemunho de gratidão pelo professor que ensina e conduz.
Estas saudações nós as conhecemos com os nomes de RITSUREI e ZAREI. A RITSUREI, que é uma reverencia humilde e uma demonstração de respeito, inicia-se pela posição de pé, normal. Os calcanhares conservados unidos, os artelhos (dedos) ligeiramente voltados para fora, e as mãos abertas ao longo do corpo. Este se inclina ligeiramente para frente enquanto os braços estendidos não se afastam do corpo. A esta altura não devemos olhar para o solo, mas conservamos o olhar á altura do peito do oponente. Na saudação, os pés devem estar juntos em sinal de humildade, jamais separados.
Na segunda saudação ZAREI, ficamos inicialmente em pé como na primeira, recuamos o pé esquerdo e dobramos o joelho direito até que o joelho esquerdo toque o solo á altura do calcanhar direito, o tórax fica na vertical, enquanto que a mão esquerda pende ao lado e a direita repousa sobre o joelho. Com a perna direita executamos um movimento similar á esquerda. Vagarosamente, sentamos sobre os calcanhares. Neste momento, os peitos dos pés são estirados e os calcanhares voltam para o lado de fora, sendo que o artelho (dedo) maior do pé direito se sobrepõe ao esquerdo. É necessário manter uma separação entre os joelhos de mais de 20cm. As mulheres devem conservá-los junto. As mãos ficam sobre as coxas, em sentido horizontal, as pontas dos dedos voltadas para dentro. Os cotovelos um pouco dobrados e próximos ao corpo. O tronco sem rigidez, fica ereto. Para saudar, as mãos são colocadas sobre o chão de modo que os polegares afastados dos outros dedos possam formar, com os indicadores, um triângulo. Sem afastar as nádegas dos calcanhares, inclinamo-nos, fazendo com que o nariz venha por cima deste triângulo. Logo após, voltamos o tronco, mantendo as mãos sobre as coxas.
"O samurai baixa, inclinando a cabeça. Se houvesse suspeita, inclinaram as suas cabeças, mas o olhar foi colocado sobre o corpo. Pelo contrário, se houvesse respeito, amizade, cabeça mais inclinada e os olhos são plantados no chão, com humildade, isso é Bushido..."
Gichin Funakoshi