Esta simulação representa uma seqüência de movimentos, ataque e defesa numa luta imaginária. Cada ataque deve ser executado como se o oponente estivesse em sua frente, para atingi-lo, e cada defesa deve ser executada como se o adversário estivesse mesmo a atacá-lo, em uma situação real de perigo. Cada movimento tem sua interpretação, devendo ser respeitado seu e tempo e aplicação. O objetivo do Kata é ajudar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias para o verdadeiro combate.
Além do mais, o Kata faz com que você tenha domínio da luta, ou seja, você controla o espaço entre você e seu adversário, o Kata geralmente quando inventado, foi lembrado os movimentos que certos mestres tiveram que usar em situações de perigos contra dois ou mais adversários. Nos Kata estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o karateka esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os praticam com maior freqüência.
No Shotokan atualmente são praticados 26 Kata. Começa com 5 kata básicos, os HEIAN, que têm como objetivo fazer com que o praticante adquira habilidade sobre as principais técnicas básicas. Deve-se treinar HEIAN até que essas técnicas sejam assimiladas e passem a ser executadas de forma natural.
Depois vem a série TEKKI, com três kata. Os kata TEKKI se caracterizam pela base KIBA-DACHI (base do cavaleiro), e todos os deslocamentos são para as laterais, ou seja, somente para a direita e para a esquerda. Como os golpes nesses kata não contam com grandes deslocamentos (os golpes são curtos), os TEKKI têm como objetivo o desenvolvimento do KIME, através do treinamento, principalmente, da contração da região sub-abdominal (TANDEN).
Essas duas séries juntas, HEIAN e TEKKI, formam os kata básicos do Shotokan, e devem ser dominados por quem pretende obter a graduação SHODAN (faixa-preta 1º grau).
Os outros 18 kata são considerados avançados e, entre eles, existem vários "tipos" de kata. Cada kata possui um objetivo, e dá ênfase a um determinado tipo de treinamento. Existem kata, por exemplo, que têm como objetivo o desenvolvimento de agilidade (como o ENPI), desenvolvimento de contração/expansão muscular (como o HANGETSU), desenvolvimento de uma base firme (como o SOCHIN), etc. Nossa tarefa é estudar os movimentos dos kata e treinar aquele que for mais necessário, para desenvolver o que estiver mais precário em nossa técnica. Para isso é preciso já ter algum conhecimento e domínio técnico, e por isso só são recomendados para praticantes graduados.
Com isso, pode-se concluir que os kata não são apenas uma "luta simulada", sem nenhum sentido, como muitos costumam definir. Os kata possuem objetivos e aplicações, e eles reúnem todo conhecimento e beleza do Karatê-do.
HEIAN SHODAN
Paz e Tranqüilidade 1
O nome Heian deriva do nome utilizado em Okinawa para este kata – Pinan. Pinan é a pronúncia Okinawana dos mesmos dois caracteres de Heian. De fato, no primeiro livro de Funakoshi, ele se refere aos kata Heian como Pinan. O nome Heian vem dos esforços de Funakoshi de transformar o karatê de Okinawa mais aceitável aos japoneses.
A lenda diz que os Pinan foram criados por Yasutsune Itosu da cidade de Shuri, Okinawa, por volta de 1905. Supostamente ele criou estes 5 kata especificamente para o propósito de ensinar o karatê nas escolas públicas. Tendo passado dificuldade de ensinar grandes turmas de crianças, Itosu simplificou o processo de ensinar o Passai (Bassai-Dai) e Kushanku (Kanku-Dai) através da criação dos Pinan. E supostamente os kata menores serviam como kata introdutórios para que os alunos pudessem desenvolver as habilidades necessárias para o aprendizado posterior de kata mais difíceis – exatamente como é usado no ensino Shotokan atualmente.
Existe ainda a hipótese de que a origem dos Pinan são dois kata chamados Channan. Supostamente esse par de kata são muito mais antigos que os cinco Pinan. Um Channan se assemelha a três dos Pinan aglutinados, enquanto o outro Channan é similar aos dois Pinan remanescentes. Os Pinan poderiam ser esses dois kata desmembrados para ser mais facilmente estudados. Alguns acreditam que foi um diplomata chinês chamado Chiang Na que trouxe este kata para Okinawa, outros dizem que este nome é de uma cidade na China que costumava ser a capital. Os Pinan poderiam ser estes dois kata divididos em cinco para que seu estudo fosse mais fácil. Não se sabe quem exatamente criou os kata Pinan, nós podemos apenas especular.
Você sabia que originalmente o Heian Nidan foi o primeiro kata Heian? Se você visitar uma escola de Shito-Ryu, e pedir-lhes para executar o Pinan Shodan, eles executarão o Heian Nidan.
Em algum ponto dos anos 30, Gichin Funakoshi mudou o nome do Heian Nidan para Heian Shodan e mudou o Heian Shodan para Heian Nidan, transpondo o nome desses dois kata para que eles fossem aprendidos na ordem reversa do que foi antes estabelecido. A razão desta mudança ainda não é muito clara. Desde a época em que o fundador do Wado-Ryu, Hinori Otsuka, praticou Karatê Shotokan com Funakoshi por alguns anos, em seu estilo Wado-Ryu ainda praticam o Heian com o nome Pinan. E o primeiro e segundo kata estão na ordem reversa da que é praticada na ordem do Shotokan moderno. O estilo Shito-Ryu também mantêm essa ordem.
Heian Shodan compõe-se de técnicas básicas de bloqueio: bloqueio para baixo, bloqueio para cima no nível superior, bloqueio no nível intermediário com o dorso da mão em espada – e o soco direto no nível intermediário. As posturas são a postura avançada (zenkutsu-dachi) e a postura recuada (kokutsu-dachi). Também inclui o método de contra ataque quando seu punho é agarrado por um adversário forte. As coisas mais importantes a serem dominadas neste kata são a inversão da direção e o movimento das pernas.
Nome em Okinawa: Pinan Nidan.
Movimentos: 21 kyodos.
Tempo: cerca de 40 segundos.
Kiai: no 9º e 17º kyodos.
HEIAN NIDAN
Paz e Tranqüilidade 2
O segundo dos kata Heian foi originalmente ensinado como o primeiro. Heian Shodan e Heian Nidan tiveram os nomes trocados. Quando ele foi criado, e ainda hoje no estilo Shito-Ryu e outros sistemas Okinawanos de Karatê, este é o Pinan Shodan, e não Heian Nidan.
A correlação com o Kanku-Dai é realmente aparente em toda a primeira metade do kata, essa parte do Heian Nidan se parece quase que exatamente com o Kanku-Dai.
Este kata é usualmente considerado mais difícil para os estudantes aprenderem do que o Heian Shodan. Se foi por este motivo que Funakoshi reordenou os dois primeiros kata Heian ainda hoje não é claro.
As técnicas praticadas no Heian Nidan são o bloqueio do nível superior para o lado com o lado de cima do antebraço, o chute frontal e o ataque simultâneo com o chute lateral e o dorso do punho. Para que esse ataque simultâneo seja vigoroso e eficaz, o kamae do movimento 7 tem que ser perfeito. É também importante o domínio perfeito da inversão de direções e a tomada da posição inversa semivoltada para a frente, começando da mesma posição.
Nome em Okinawa: Pinan Shodan.
Movimentos: 26 kyodos.
Tempo: cerca de 40 segundos.
Kiai: no 11º e 26º kyodos.
HEIAN SANDAN
Paz e Tranqüilidade 3
O treinamento com o Heian Sandan tem o objetivo da compreensão de giros e técnicas de pernas mais complicadas e também técnicas de luta à curta distância.
O Heian Sandan consiste em bloqueios alternados – do nível médio para o nível inferior – bloqueio com o cotovelo, golpe com o dorso do punho, chute triturador e outras técnicas. São de especial importância: treinar na posição do cavaleiro e dominar a singular tai-sabaki de deslize dos pés (yori-ashi).
Nome em Okinawa: Pinan Sandan.
Movimentos: 20 kyodos.
Tempo: cerca de 40 segundos.
Kiai: no 10º e 20º kyodos.
HEIAN YONDAN
Paz e Tranqüilidade 4
Heian Yondan é o primeiro kata que oferece desafios ao estudante de karatê. A primeira dificuldade encontrada está nos chutes laterais. Esta técnica parece ser desafiadora, pois requer do aluno maior flexibilidade nos membros inferiores.
Heian Yondan introduz diversas técnicas que aparecerão posteriormente em diversos outros kata Shotokan. Como por exemplo, os dois chutes laterais seguidos de cotovelada (empi uchi) serão repetidos no Sochin e nos dos kata Kanku. O chute frontal seguido uraken será outra técnica que serão requisitadas dos estudantes em outros kata.
As técnicas no Heian Yondan são o bloqueio em X para baixo e o bloqueio do nível médio com o antebraço reforçado, o golpe circular com a mão em espada, o golpe horizontal com o cotovelo, o bloqueio em forma de cunha inversa e o golpe com o joelho. A difícil postura de pernas cruzadas deve ser dominada. Os movimentos 1 e 2 são feitos lentamente, mas as mãos e os pés têm que se movimentar em harmonia.
Nome em Okinawa: Pinan Yondan.
Movimentos: 27 kyodos.
Tempo: cerca de 50 segundos.
Kiai: no 13º e 25º kyodos.
HEIAN GODAN
Paz e Tranqüilidade 5
Heian Godan deixa de lado o chute lateral que é tão desafiador no Heian Yondan e neste encontra-se o pulo. É a primeira vez que o estudante de karatê é requisitado a pular em um kata. Kata como o Enpi, Kanku-Sho, Unsu e Meikyo requerem pulos altos no ar, portanto a habilidade de pular é muito importante para aqueles que querem estudar a fundo os kata. Dominar a técnica de pulo no kata é extremamente importante.
A técnica misteriosa no final do kata geralmente é interpretada de ataque seguido de técnica de derrubada. Entretanto cada instrutor irá certamente interpretar de acordo com sua preferência. Técnicas de derrubada/arremesso e imobilizações estão aparentemente escondidas na estrutura dos kata. O porquê destas técnicas não serem mais claras nos kata não é certa. As duas últimas técnicas no Heian Godan, aparentemente sem sentido no final do kata para um observador destreinado, são exemplos de técnicas de arremesso e imobilização no kata.
No Heian Godan, as técnicas incluem a postura da “água corrente”, bloqueio em x do nível superior, bloqueio no nível médio pressionando para baixo e para o lado partindo da postura de cavaleiro, bloqueio em gancho, para o lado, do nível médio, chute em forma de meia-lua e posição de pés cruzados depois de saltar. Ao passar do soco para trás de nível médio da postura recuada para a postura informal da “água corrente” (movimentos 2-3 e 5-6), a cabeça, os braços e a perna tem que se mover em coordenação com o giro dos quadris. Dominados esses movimentos, os movimentos 10, 11 e 12 podem ser executados seguidamente. No movimento 19, a postura de pés cruzados depois de saltar tem que ser firme. Essa postura ocorre freqüentemente no kata.
Nome em Okinawa: Pinan Godan.
Movimentos: 23 kyodos.
Tempo: cerca de 50 segundos.
Kiai: no 12º e 19º kyodos.
TEKKI SHODAN
Cavaleiro de Ferro 1
Originalmente os kata Tekkki eram referidos com o nome de Naihanchi. Naihanchi pode ser escrito de vários modos inclusive o modo que signifique “no meio do campo de batalha”. Foi dado o novo nome de Tekki por Funakoshi para substituir o nome Okinawano. Outros estilos continuam praticando este kata sob o nome de Naihanchi. Ao contrário de algumas outras tentativas de Funakoshi de renomear os kata, este novo nome se firmou e se tornou comumente usado.
O novo nome, Tekki, é composto de dois caracteres kanji. O primeiro caractere é Tetsu, que significa “aço” ou “ferro”. O segundo caractere é Ki, e significa “montar a cavalo”, “cavaleiro”. Cavaleiro de Ferro, Cavaleiro de Aço, Cavalgar cavalo de Ferro são traduções válidas.
O fato do nome ‘cavaleiro’ ser usado pode fazer acreditar que este kata simboliza as técnicas de luta que seriam utilizadas por um cavaleiro em combate. Seriam estas técnicas para serem supostamente utilizadas montados em um cavalo?
Os Tekki eram considerados muito importantes para Funakoshi. Em muito de seus textos, ele se refere aos anos e anos de treinamento no kata Naihanchi. Por dar muita ênfase em andar de lado, os tornozelos se fortalecem através da pratica do kata Tekki, e isto trás muitos benefícios para o uso dos membros inferiores pelos karatekas.
Os Tekki são kata muito mais antigos que os kata Heian. Existem três Tekki, e acredita-se que o Nidan e o Sandan foram cridados por Yasutsune Itosu. O primeiro kata Tekki é creditado a Sokon Matsumura, da cidade de Tomari, Okinawa. Mas não se pode ter certeza, pois não existem escritos confirmando ou negando essa história.
Os kata Tekki contêm o treinamento de muitas técnicas e seqüências de combate que são efetivas e necessárias para o aprendizado e compreensão das inúmeras técnicas de mãos do karatê.
A linha de atuação nos kata Tekki é a linha reta, com os movimentos sendo executados para um lado ou outro. Se a postura de pés cruzados não estiver correta, a linha de atuação tende a inclinar-se para a frente. Portanto, o ritmo da mudança do peso do corpo e do alinhamento dos dedos de ambos os pés é importante. Qualquer que seja o movimento, a postura de cavaleiro não deve ser alterada. E quando se executam técnicas para o lado, o corpo, dos quadris para baixo, tem que estar voltado para a frente.
Nome em Okinawa: Naihanchi/ Naihanchi Shodan
Movimentos: 29 kyodos.
Tempo: cerca de 50 segundos.
Kiai: no 15º e 29º kyodos.
TEKKI NIDAN
Cavaleiro de Ferro 2
O segundo e terceiro kata Tekki são considerados kata livres (Tokui Kata) e não obrigatórios para exames de faixa. O primeiro Tekki é requerido para promoção de faixa e também para eliminação em competições na maioria dos torneiros Shotokan.
O segundo kata Tekki é muito rítmico comparado com os outros dois Tekki. Executado corretamente este simples kata ele se torna muito interessante e dinâmico de ser observado.
Com o Tekki Nidan domina-se a diferença entre o bloqueio agarrando do nível médio (tsukami-uke) e o bloqueio em gancho (kake-uke).
Nome em Okinawa: Naihanchi Nidan
Movimentos: 24 kyodos.
Tempo: cerca de 50 segundos.
Kiai: no 16º e 24º kyodos.
TEKKI SANDAN
Cavaleiro de Ferro 3
O interessante sobre os kata Tekki é que ao mesmo tempo que eles são tão similares, eles também são muito diferentes uns dos outros. Tekki Sandan contem técnicas dos dois primeiros, mas essas técnicas são revisadas no modo de como são realizadas e aplicadas.
O segundo e terceiro kata Tekki é creditado como criação de Itosu, enquanto o primeiro foi criação de seu instrutor, Sokon Matsumura.
Tekki Sandan contem diferentes performances de bloqueios e socos dos dois primeiros Tekki. E também contem, e talvez explique, técnicas do Jion, Jiin e Heian Sandan.
O domínio da rápida regulagem do tempo é necessário para os bloqueios alternados. Domine as posturas do cavaleiro e de pés cruzados.
Nome em Okinawa: Naihanchi Sandan.
Movimentos: 36 kyodos
Tempo: cerca de 50 segundos.
Kiai: no 16º e 36º kyodos.
Romper a Fortaleza – Longo
Bassai provavelmente significa algo como “Extrair da Fortaleza”. O primeiro caractere pode ser lido como nuki ou batsu, dependendo da combinação. E significa “extrair” ou “retirar”. O segundo caractere pode ser lido como fusagu ou sai que significa “fechar, obstruir ou remover do caminho”. Há muitos significados que podem ser entendidos da combinação desses caracteres.
O nome Bassai pode ser escrito com seis diferentes caracteres, e nenhum instrutor de Karatê Japonês para saber realmente quais dos kanji são os originais. A tradução comum é “Penetrar/Romper a Fortaleza”, entretanto, não parece haver nenhum kanji para penetrar entre os muitos que são usados para nomear este kata. O porquê de se usar “Penetrar a Fortaleza” nas traduções de diversos livros de karatê é um mistério, porque esta tradução não é possível.
Nos livros O Melhor do Karatê Volume 6 de Masatoshi Nakayama e Karate-Do Kyohan de Funakoshi/Ohshima, ambos apresentam “Penetrar na Fortaleza” como tradução para Bassai.
O último caractere, Dai, significa “longo”. Os três kata “Dai” no Shotokan são Kanku-Dai, Gojushiho Dai e Bassai-Dai, e foi dado este nome para distingui-lo da outra versão do mesmo kata que foi trazido para o sistema Shotokan. Os kata Daí são as versões longas dos kata, Os outros kata que faz parte desses pares são os kata “Sho”, que são os kata “curtos”.
Bassai-Dai é um kata muito antigo, e há muitas versões dele nos diversos estilos de karatê. È creditado a Sokon Matsumura a criação do kata, mas ninguém realmente sabe de onde este kata tem origem, nem se sabe com certeza quem inventou a primeira versão. Não se sabe quão antigo é este kata, nem se ele surgiu na China ou em Okinawa.
Acredita-se que o Bassai-Dai venha da cidade de Tomari, mas não há evidências que comprovem. Existem outras versões do kata que possuem nomes que se referem à cidade de Tomari, como o Oyadomari Bassai, que significa “Bassai criado em Tomari”. Alguns acreditam que este nome se refere a um homem chamado Oyadomari. Existe também o Tomari Bassai. Ambos Tomari Bassai e Oyadomari Bassai são muito similares.
Assim como outros kata Shotokan que parecem ter origem na cidade de Tomari, como o Jutte, Jion, Jiin e Empi, Bassai inicia com o punho direito coberto pela mão esquerda. Este movimento parece ser peculiar para os kata Shotokan que possivelmente são originados da cidade de Tomari.
Existem muitas versões diferentes do Bassai-Dai como o Matsumura Bassai, Tomari Bassai, Oyadomari Bassai e Ishimine Bassai. Todas essas versões são similares em sua forma básica, mas nenhum é idêntico ao outro. Muita das versões deste kata preferem a posição do gato ao invés do kokutsu-dachi, mas isso não é surpreendente considerando que o kokutsu-dachi parece ter sido introduzido no Shotokan nos anos 30.
Bassai-Dai, mais que qualquer outro kata, nos leva a pensar sobre as diversas aplicações para suas técnicas, além das técnicas mais comumente apresentadas nos livros de karatê. As técnicas simplesmente não fazem sentido quando baseados no estilo de combate do Shotokan que são socos e chutes. Bloquear, bloquear, bloquear e bloquear mais um pouco. Por que alguém faria isso? A resposta, com certeza, é que ninguém o faria. Por tanto não é isso que é feito no kata. Há mais do que simples bloqueios neste kata. Assim que você chegar nesta conclusão, começará a imaginar as aplicações avançadas em todo o kata.
Existem muitas aplicações interessantes do kata Bassai-Dai. As mais óbvias aplicações envolvem bloqueio, socos e chutes. Os bloqueios podem ser interpretados como uma série de arremessos, rasteiras combinadas com imobilizações e chaves-de-braço.
O kata Bassai recebe este nome porque pressupõe o espírito e a força necessários para investir contra a guarda do inimigo. Ele precisa ser cheio de vitalidade, mas, se não tiver uma dignidade imponente, suas características especiais não se manifestarão. Bassai e Kanku são jóias preciosas entre os kata do Shotokan. Depois de aprender os fundamentos com os kata básicos, este deve ser dominado a todo custo.
Aprenda a usar os opostos: tranqüilidade e agilidade, força e mudança, técnicas rápidas e lentas, aplicações leves e pesadas da força. Do contrário, o kata não será eficaz.
Nome em Okinawa:
Movimentos: 42 kyodos.
Tempo: cerca de 1 minuto.
Kiai: no 19º e 42º kyodos