Kata Avançado

 

 BASSAI-SHO    



Romper a Fortaleza – Curto

            O nome para o Bassai-Sho é o mesmo do Bassai-Dai. A única diferença é o sufixo Sho, que significa curto/pequeno. Bassai pequeno, Bassai curto – estas são as traduções para a palavra.
            Bassai-Sho foi construído aos moldes básicos do seu grande irmão Bassai-Dai. Acredita-se que Yasutsune Itosu foi o responsável pela criação deste kata por volta de 1800, possivelmente não do Bassai-Dai que praticamos hoje, mas de uma versão do Bassai praticado no Shuri-Te. Existem muitas versões do kata Bassai, originalmente chamado Patsai ou em Okinawa Passai. Oyadomari Passai, Tomari Passai, Koryu Passai, Matsumura Passai, Passai Sho e Passai Dai são diferentes versões do kata originalmente conhecido como Bassai. Todos eles se desenvolvem no mesmo tipo de tema, mas cada um é diferente do outro em nível fundamental. Seria Bassai-Sho apenas um destes outros kata Bassai importado para o sistema Shotokan e dado o nome da Bassai-Sho? Ou seria criação de Itosu como a lenda diz que é? Ainda existem dúvidas se o Bassai-Sho foi criado a partir do Bassai-Dai, ou se apenas é outra versão do kata Bassai de Okinawa.
            O kata Bassai pode ser descendente de exercícios da China conhecidos como Ba Ji Ch’uan. Existem duas formas: Ba Ji Xiao e Ba Ji Da. O nome Ba Ji Xiao é escrito exatamente do mesmo modo que Bassai-Sho. Se este par de formas chinesas são os mesmos kata, talvez todo o nome Dai-Sho também seja originado da China. E isso invalidaria a crença popular que os kata “Sho” teriam sido de autoria de Yasutsune Itosu.
            Infelizmente melhores informações não foram escritas sobre quem praticava o que em Okinawa. Tudo que temos hoje são comparações das diversas formas que são feitas o mesmo kata e dos mapas de quem eram os instrutores de quem.
            Bassai-Sho tem uma ênfase muito grande em defesas contra bastão. Esta ênfase ao ataque de bastão é típica da criação de Itosu, pois todos os kata que ele teve influência contem defesa de bastão. Supostamente o pai de Itosu o amarrava e batia-lhe com um bastão para ensinar-lhe o espírito da luta. De acordo com a lenda, Itosu tinha um grande interesse em técnicas de tomar o bastão do seu pai. Mas possivelmente a lenda é somente uma história com quase nenhuma base de verdade.
            Os dois últimos movimentos de bloqueio com a mão em espada ao final do kata Bassai-Dai são aparentemente criações novas. O final do Bassai-Sho é o final original de nosso Bassai-Dai. Isto é evidenciado pela versão do Shito-Ryu do Bassai-Dai que continua terminando com os movimentos de mão similares do final do Bassai-Sho. Aparentemente o final do Bassai-Sho costumava ser o mesmo final do Bassai-Dai, talvez Bassai-Dai tenha sido vítima de mais revisões e alterações que o Bassai-Sho.
            O Bassai-Sho deve ser praticado depois de se ter o domínio do Bassai-Dai. Os dois kata formam uma série, a diferença está em que o Bassai-Dai mostra força e solenidade externas, ao passo que o Bassai-Sho, na calma de suas técnicas, contém força interior.
            As características básicas do Bassai-Sho são os movimentos em arco das mãos e dos pés e o uso da mão em espada, do dorso da mão e da boca de tigre. As técnicas aprendidas neste kata são defesas contra ataques com vara. Com freqüência, usa-se a palma com esse objetivo e a força é importante para cada bloqueio, especialmente contra varas pesadas. Os punhos, os cotovelos e os joelhos devem ser flexíveis, mas as posições devem ser firmes.
            Dê importância especial são a correta aplicação da força e a velocidade apropriada ao executar as técnicas. Este kata é um bom meio para aprender a bloquear com força e contra-atacar com vigor depois de tencionar os músculos lentamente, de acordo com a respiração.
            Nome em Okinawa: Bassai Sho.
            Movimentos: 27 kyodos.
            Kiai: no 17º e 25º kyodos.

KANKU-SHO    



Contemplar o Céu – Curto

            Possivelmente é uma das criações de Itosu, Kanku-Sho contêm muito dos seus socos duplos e defesas de bastão. Os kata criados por Itoso apresentam características específicas. Uma dessas características é o soco duplo. Por alguma razão, todos os kata que Itosu supostamente criou ou modificou apresentam soco duplo para o lado na postura do cavaleiro.
            Originalmente a defesa com os dois braços no início do kata era realizado ao nível da cabeça, e posteriormente foi modificado (por Yoshitaka Funakoshi?) para o nível do tronco. Outra modificação deste kata são os chutes laterais, que apareceram por volta de 1940. Os chutes laterais do Shotokan são raramente vistos nos outros estilos.
            Existe uma controvérsia sobre o momento dos dois kiai neste kata. Dependendo do instrutor você terá uma resposta. Kanazawa, Nakayama e outros diferem quanto ao momento do misterioso kiai do Kanku-Sho.
            Kanku-Daí e Kanku-Sho tiveram diversos nomes ao longo do tempo. Em Okinawa, ele foi originalmente chamado de Kushanku. O kanji que representa o Kushanku é pronunciado Koshokun ou Kosokun em japonês.
            Em soma ao Kanku-Daí e Kanku-Sho do Shotokan, também há o Shiho Kosokun praticado pelo Shito-Ryu. Este kata é criação de Kenwa Mabuni, o fundador do estilo e contemporâneo do Gichin Funakoshi. E ainda há a versão do Kanku que ainda carrega o nome original Kushanku. Yara Kushanku, Kushanku, Kushanku Sho e Shiho Kushanku são os quarto kata Kanku.
            Antes de praticar o Kanku-Sho, você deve dominar totalmente os fundamentos de Heian Yondan e ter assimilado perfeitamente todas as técnicas do Kanku-Daí. A configuração das técnicas ofensivas e defensivas nos dois kata é praticamente a mesma, como também o são a velocidade e o vigor da rotação e as várias técnicas. A diferença está nos contra-ataques que usam o golpe com a mão em espada ou o chute para a frente depois de um bloqueio. No Kanku-Daí esses movimentos são desferidos principalmente no nível superior, no Kanku-Sho, principalmente no nível médio.
            Ao executar este kata, lembre-se de expressar três fatores: uso correto da força, velocidade das técnicas e a distensão e a contração dos músculos. O karateka só dominará o Kanku-Sho se compreender perfeitamente que o pulo alto e o giro baixo não são uma ação única.
Nome no Japão: Kosokun-Sho, Kanku-Sho
            Movimentos: 47 kyodos.
            Kiai: no 28º e 47º kyodos (segundo Nakayama)

CHINTE    



Mãos Estranhas ou Técnicas Estranhas

            Chinte é um dos kata menos populares entre os karatekas masculinos japoneses do Karatê Shotokan. A razão para isto talvez seja a origem do kata. É possível que o Chinte seja originado em uma dança tradicional de Okinawa, e foi copiada por experts em karatê e modificada introduzindo técnicas de luta.
            Chinte possui muitas técnicas e movimentos que podem indicar passos de danças folclóricas asiáticas. Existe o rumor que o Chinte vem de uma dança que descreve as coisas que uma jovem mulher tem de saber para sobreviver no mundo. Mas se o Chinte tem origem na dança folclórica ou não é apenas especulação.
            Presume-se que este kata seja par do Gankaku. Gankaku era originalmente era chamado de Chinto. Chinte e Chinto são supostamente relacionados. Chinte seria para uma jovem mulher e Chinto seria para uma mulher mais velha. Entretanto não há nada neste kata que suporte esta crença. Existem duas versões do kata Chinto, e talvez a versão Shotokan do Chinto não seja a versão par do Chinte.
            Um movimento que é único no kata é a cotovelada em nível superior. Chinte, ao contrário de muitos kata, possui técnicas muito incomuns, o soco em tesoura, o ataque com os dedos e outras técnicas que ajudam a dar o nome ao kata: Mãos Estranhas.
            A variedade de técnicas incomuns no kata Chinte faz com que se acredite ser mais apropriado para mulheres, por possuir técnicas que requerem mais habilidade do que força.
            Os últimos três movimentos são estranhos para quem assiste ao kata. De fato muitos katarekas não se interessam pelo kata devido aos três pulinhos ao final. Parece que em algum ponto, alguém adicionou os três pulinhos no kata para que este retornasse ao ponto de partida. Outros estilos que praticam este kata não possuem os puloo, e simplesmente terminam em lugar diferente do de início.
            Nome em Okinawa: Chinte.
            Movimentos: 33 kyodos.
            Kiai: no 9º e 32º kyodos.

UNSU    



Mãos de Nuvem ou Separando Nuvens

            Os dois caracteres que formam o nome Unsu são Un e Shu. “Nuvens” e “Mãos” são seus respectivos significados. A palavra pode ser interpretada como “Mãos de Nuvens”, “Mãos nas Nuvens”, “Mãos como Nuvens”. O nome também pode ser pronunciado como Unshu.
            O kata Unsu do Shotokan é bem diferente do kata do Shito-Ryu chamado de Unshu. Unshu é obviamente a fonte para o kata Shotokan. Eles são tecnicamente muito similares, exceto que a versão Shito-Ryu, que é comumente aceita como a versão mais antiga, não contêm o pulo e não possui o ritmo mais rápido do kata Shotokan.
            Mesmo sendo escrito com o mesmo kanji, a pronúncia diferenciada é geralmente utilizada para diferenciar entre as diferentes versões. Unsu para Shotokan e Unshu para Shito-Ryu.
            Algumas pessoas dizem que este kata é supostamente uma tempestade. Os primeiros movimentos que são as mão abrindo nas laterais seria a linha do horizonte. Os desenhos de círculos com os pés seriam pequenos tornados se afastando da nuvem que se aproxima. O ataque com a ponta do dedo seria raios atingindo o chão com o aproximar da nuvem. E finalmente o vento soprando nas quatro direções, que seria a defesa e soco nas quatro direções, norte, leste, sul e oeste.
            E o pulo do kata com o grande giro no ar simbolizaria um tornado. E o kata terminaria com um último trovão, e depois tudo ficaria quieto.
            Alguns dizem que o nome deste kata talvez seja por causa de sua aplicação, que envolveria técnicas para soltar os punhos quando são agarrados e outras técnicas de escapada. E se este for o caso, então talvez o nome se refira a ter mão como nuvens que seriam difíceis de agarrar.
            O kata seria do estilo do Dragão de Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências chinesas neste kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês.
            Nome em Okinawa: Unshu.
            Movimentos: 48 kyodos.
            Kiai: no 36º e 48º kyodos.

SOCHIN    



Espírito Inabalável

            Sochin é composto por dois caracteres: SO CHIN. Esses caracteres possuem significados interessantes e diferentes da maioria das explicações dadas pelos livros de karatê. So pode ser interpretada como “robusto, paz antiga, enérgico, vigoroso ou grande”. Chin pode significar “suprimir, levar ao chão pela força ou acalmar”. Chin pode ser pronunciado também pelo verbo japonês shizumeru (acalmar).
            Sochin é considerado por alguns especialistas o par de um kata chamado Seienchin, um kata do Naha-te (Goju-Ryu), cujo nome significa “Batalha das Nuvens Azuis”.
            Sochin talvez deva ser melhor analisado utilizando o Sochin original do Shito-Ryu, de onde este kata foi retirado, provavelmente pelo filho de Funakoshi, Yoshitaka. O Sochin do Shotokan usa a postura Fudo-Dachi, e é sabido que Yoshitaka preferia esta base mais que todas as outras. Onde vemos esta base, provavelmente vemos a sua influência, especialmente neste kata.
            Há muitas técnicas semelhantes entre a versão Shotokan e a Shito-Ryu. E também há elementos no Shochin do Shotokan que se parecem com o kata Seienchin. Talvez Funakoshi tenha aprendido ambos os kata Seienchin e Sochin do shito-ryu e então os fundiu em um único kata contendo os movimentos mais interessantes.
            Inicialmente Funakoshi tentou re-nomear este kata do nome okinawano para o nome japonês Hakko. E como muitas tentativas de re-nomear o kata, Hakko não foi adotado por seus estudantes, que continuaram a chamá-lo de Sochin.
            Hakko é composto por dois caracteres, o primeiro é “Hachi” (oito). O seguinte é “Ko” (duro, selvagem, violento, tempestuoso, devastador, que irá ruir). Talvez significasse “Oito Tempestades”, mas como a palavra não foi adotada, pode ser traduzida de diversas formas.
            Kanazawa diz que este kata apenas existe no Shotokan e no Shito-Ryu, no Shito-Ryu o kata inicia com nekoashi-dachi, o Sochin do Shito-Ryu possui apenas alguns elementos similares ao do Shotokan. A verão do Shito-Ryu começa como o Unsu do Shotokan, o restante do kata original é muito parecido com o kata Tensho. Algumas técnicas nos ajudam a reconhecer que Tensho também é a fonte para o nosso Sochin.
            Aparentemente Kenzo Mabuni diz que seu pai aprendeu este kata de Kanryo Higaonna, instrutor de karatê do estilo Naha (Goju-Ryu). Então como este kata apareceu dentro do Shotokan? A lenda diz que Yoshitaka Funakoshi é o responsável; entediado com as lições de karatê do pai, ele foi treinar o estilo Shito-Ryu e utilizou de Mabuni um pouco de suas melhores técnicas e kata. E o resultado foi que hoje no Shotokan possuímos Nijushiho, Sochi e Unsu.
            No Sochin encontramos a grandeza, a força e o poder estável. A postura imóvel, de grande estabilidade (fudo-dachi) é tão usada, que é geralmente conhecida como a postura Sochin.
            No que se refere a defesa, a postura imóvel oferece uma base sólida para resistir a ataques desferidos pela frente, por trás ou pelos lados. As características do kata despontam melhor quando ele é executado lentamente, revelando assim uma certa reverência e poder. O ritmo relativamente lento significa que os músculos com freqüência passam muito gradativamente de um estado de relaxamento total à tensão total. Alguns movimentos, porém, exigem produção instantânea de força muscular. Um dos benefícios do kata é que ele desenvolve um senso aguçado do momento oportuno, o que possibilita ataques repetidos sem dar tempo ao oponente para um contra-ataque.
            Essas extraordinárias técnicas podem favorecer muito as habilidades de karatê, ajudando a desenvolver a tranqüilidade mental necessária para as artes marciais e para a própria vida.
            Nome japonês: Hakko.
            Movimentos: 40 kyodos.
            Kiai: no 28º e 40º kyodos.

NIJUSHIHO    



24 Passos

            Nijushi significa “24”. Ho pode significar “direção”, “lados”, “partes” e “passos”. Como há no kata exatamente 24 passos, acredita-se que o nome Nijushiho foi nomeado pelo número de passos do kata. “Vinte e quatro Passos” é uma tradução para Nijushiho, “Vinte e quatro Direções”, “Vinte e quatro Partes” também podem ser aceitas.
            O nome okinawano original do kata Nijushisho é Niseishi. Que também significam 24 Passos. Aparentemente existiram dois Niseishi que migraram do passado para nossos dias, um deles nada tem a ver com o Nijushiho do Shotokan. Nijushiho é comumente referido como um kata de Arakaki. A versão do Shito-Ryu é idêntica à versão Shotokan, Mabuni, filho do fundador do Shito-Ryu afirma que seu pai aprendeu este kata de Kanryo Higaonna. Higaonna pegou este kata de Seisho Arakaki.
            Os outros kata do estilo Shito-Ryu que são atribuídos a Seisho Arakaki, como Sochin e Unshu são diferentes da versão Shotokan. Nestes kata há a “marca registrada” de Arakaki: os bloqueios duplos na posição do gato, os socos reversos enquanto avançando três vezes. Estas técnicas aparentemente foram removidas da versão Shotokan de Sochin quando foi importada pelo filho de Funakoshi. Entretanto na versão de Ryuei-Ryu de Niseishi (parecida com o do Shito) possuem estes golpes.        Isso pode significar que estes três kata descendem através do Shito-Ryu para o Shotokan da mesma fonte: Seisho Arakaki. A versão Shito-Ryu provavelmente é a versão precursora da versão Shotokan.
            Nijushiho contem dois chutes laterais, que os especialistas em kata dizem que são invenções recentes. A existência destes dois chutes é possivelmente atribuída a Tetsuhiko Asai, antigo diretor-técnico da Japan Karate Association. Posteriormente, Asai tornou-se líder de sua própria federação de Shotokan. Originalmente essas duas técnicas eram técnicas de levantar o tornozelo, filmes dos anos 50 a 40 mostram Isao Obata realizando o kata sem os chutes laterais, apenas levantando o tornozelo.
            Nijushiho é outro kata retirado do Shito-Ryu e enormemente modificado, fazendo com que não mais possa ser considerado um kata do estilo Goju-Ryu, mas que mantêm suas raízes no sistema da cidade de Naha.
            Nome em Okinawa: Niseishi.
            Movimentos: 33 kyodos.
            Kiai: no 18º e 32º kyodos.

GOJUSHIHO-DAI      

54 Passos - Longo

            Existem dois kata no Shotokan chamados de Gojushiho, a versão Sho e a versão Dai. Os dois kata são pares. O embusen é o mesmo e as técnicas são extremamente similares. Os Gojushiho são duas interpretações diferentes do mesmo kata.
            O nome Gojushiho significa “54 Passos” ou “54 Direções”. Assim como o Nijushiho, Seipai, Seisan e outros kata, este também possui um número como nome.
            Gojushiho era, e continua sendo chamado de Useishi em Okinawa. Useishi é o número 54 no dialeto okinawano. O kata foi renomeado por Funakoshi para Hotaku, que significa pássaro pica-pau em japonês. A idéia para o nome vem do movimento de “picada” que há nos dois kata próximo do final. E assim como as tentativas de re-nomear Jiin e Sochin, este nome também não durou.
            Acredita-se que Gojushiho-Dai e Sho são criações de Sokon Matsumura. É creditado a Sokon Matsumura a criação de um grande número de kata, e é considerado o centro da criação dos kata de Okinawa. A lenda diz que Gojushiho foi sua melhor e última criação, com a intenção de ser o último kata do seu sistema de Tode.
            Com 62 movimentos, Gojushiho-Dai é um dos kata mais longos – um pouco mais longo do que no tempo em que era chamado de “cinqüenta e quatro passos”.
            Entre suas características distintivas estão várias técnicas suaves e fluentes, posturas como a do gato e de uma só perna, que exigem excelente equilíbrio, e seus movimentos giratórios. Há diversos bloqueios com o punho “cabeça de galo” e ataques com soco descendente.
            É necessário um alto nível de habilidade técnica para executar com eficácia este avançado kata.
            Nome em Okinawa: Useishi.
            Nome japonês: Hotaku.
            Movimentos: 62 kyodos.
            Kiai: no 54º e 61º kyodos.

GOJUSHIHO-SHO    



54 Passos – Curto

            Quando se têm dois kata com o mesmo nome, um é chamado de Dai (longo) e o outro é o Sho (curto). Normalmente o kata Sho é mais curto e mais complicado, e por isso Gojushiho-Sho significa “54 passos – curto”. Mas se você examinar este kata, é muito claro que ele não foi nomeado adequadamente, o Gojushiho-dai é o de menor escala e mais complicado do que o kata Sho. E esse não é o padrão dos outros pares Dai-Sho como o Bassai-Dai e Bassai-Sho ou Kanku-Dai e Kanku-Sho.
            Há rumores que em um torneio, muitos anos atrás, um instrutor altamente renomado realizou o kata Dai e acidentalmente o chamou com o nome “Gojushiho-Sho” na última rodada  da competição transmitida pela televisão nacional do Japão.
            De acordo com a história, os juízes ficaram espantados, pois a demonstração foi perfeita, e não sabiam o que fazer com o karateka e com a troca do nome do kata. A solução foi dar-lhe o primeiro lugar e trocar o nome dos dois kata. Portanto, os karatekas que não seguem esse instrutor chamam a forma mais básica do kata de Gojushiho-Dai. Entretanto, aqueles que foram alunos desse instrutor se referem ao kata como Sho. A série O Melhor do Karatê se refere ao kata mais difícil como Dai e o kata mais fácil como o Sho. Seria essa história verdadeira? Provavelmente não, mas é uma história interessante.
            Kanazawa, em seus livros, nomeia os kata Dai e Sho no ordem reversa do que em O Melhor do Karatê de Nakayama. Kanazawa foi aluno de Nakayama, mas se distanciou do homem que alegam ter trocado os nomes dos kata. Teria Kanazawa rejeitado a re-nomeação dos kata a favor dos nomes adequados? Isso não seria surpresa, pois Kanazawa não é conhecido por seguir a “manada”.
            Nome em Okinawa: Useishi.
            Nome japonês: Hotaku.
            Movimentos: 65 kyodos
            Kiai: no 57º e 65º kyodos.

MEIKYO    



Espelho Limpo ou Espelho da Alma

            O nome Meikyo é composto de dois kanji: limpo e espelho. O nome do kata significa Espelho Limpo. O nome é provavelmente tirado da técnica de início, onde o karateka puxa as duas palmas para o rosto e a olha como se estivesse segurando um espelho. Como o Kanku-Dai, Meikyo contêm um início simbólico que define o nome do kata.
            Meikyo seria o kata Rohai Shotokanizado. Rohai é um kata realizado em Okinawa que possui quatro versões. Uma versão é Matsumura Rohai, as outras três são de Itosu. Rohai de Itosu possui três encarnações: Rohai, Rohai Nidan e Rohai Sandan. Supostamente o kata Meikyo é retirado dos três kata Rohai de Itosu.
            Meikyo era o kata favorito de Masatoshi Nakayama, tanto que o deixou por último em sua série O Melhor do Karatê. Em seu livro “The Martial Arts” de Michel Random, Nakayama diz que este kata é muito similar a uma dança realizada para convencer a deusa Amaterasu para sair da caverna que ela se escondia. A lenda diz que a deusa Amaterasu chorou e suas lágrimas caíram no mar do Japão, formando as ilhas japonesas. Ela é a deusa do sol, e havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna.
            Em O Melhor do Karatê o kata Meikyo é mostrado como tendo três seqüências de bloqueios seguidas de soco. As duas primeiras são gedan-barai, a terceira é uchi-uke. Entretanto no livro de Kanazawa, são três movimentos diferentes. O primeiro é um gedan-barai, o segundo é um uchi-uke e o terceiro é um age-uke. Qual dos instrutores estaria certo?
            Nome em Okinawa: Rohai.
            Movimentos: 32 kyodos
            Kiai: no 25º e 32º kyodos.


JIIN    


Amor e Proteção

            O nome Jiin pode ter  diversos significados, devido ao nome ser freqüentemente escrito usando caracteres diferentes pelos diversos instrutores japoneses. Poderiam ser traduzidos como: “Amor e Proteção”, “Amor e Bondade” ou “Piedade e Bondade”.
            Funakoshi tentou re-nomear Jiin junto com tantos outros kata, mas falhou. O nome que ele escolheu foi Shokyo (Sombra do Pinheiro), mas não pegou. Não se sabe o motivo do nome não ter sido adotado.
            Jiin poderia ter sido tecnicamente chamado de “Jion Sho”(pequeno Jion), pois é a metade do kata Jion e possui movimentos muito parecidos. Mas o Jiin também se relaciona com o Jutte, em muitas partes do kata Jiin algumas técnicas do kata Jutte são expandidas e explicadas de forma um pouco mais complexa e engenhosa. Certamente esses três kata são correlacionados.
            Jiin e Wankan foram deixados de lado na série de Nakayama, “O Melhor do Karatê”, mas não se sabe se isto foi intencional ou se foi devido a causa da morte de Nakayama em 1987.
            O kata Jiin não termina no mesmo lugar que começou. E existem dois modos possíveis de resolver este problema, uma das soluções seria puxando a perna esquerda ao final do kata, mas geralmente este movimento não é permitido no final dos kata Shotokan. Outra solução seria aceitar que este kata como muito outros kata antigos não terminam no mesmo ponto.
            Originalmente Heian Yondan terminava atrás do ponto de partida, e Heian Godan à frente. Muito dos kata que não começam e terminam no mesmo ponto foram modificados depois da II Guerra Mundial para que pudessem cumprir este requisito.
            Começar e terminar o kata no mesmo ponto é um conceito relativamente novo dentro do karatê. Muitas outros kata de outras artes no Japão não terminam no ponto em que começaram.  Possivelmente a idéia do kata terminar no mesmo ponto do começo foi motivada pela intenção do kata ser julgado ao lado de outro em eventos esportivos. Hoje é aceito como dogma que todos os kata começam e terminam na mesma marca, todos, exceto o Enpi.
            A maioria das pessoas revolve este problema do jeito de Kanazawa, movendo a perna esquerda de volta para a direita ao final e corrigindo a diferença de distância.
            Provavelmente o kata terminaria no mesmo lugar onde começou, ou muito próximo, que os último quatro movimentos não tivessem sido cortados do final do kata. Na versão do Shito-Ryu o kata Jiin contêm um passo ao lado com bloqueio superior e soco avançando, e depois um giro de 180º e outra defesa com soco avançando. 
            Porque estas técnicas teriam sido removidas da versão Shotokan? Outras mudanças incluem a defesa de mão aberta foi transformada em ataque de mão aberta ao nível do pescoço e a remoção de uma postura de gato.
            Nome no Japão: Shokyo
            Movimentos: 35 kyodos.
            Kiai: no 11º e 35 kyodos.

WANKAN    


Coroa Real

            O nome Wankan é composto de dois caracteres. O primeiro é Rei e o segundo caractere é Coroa. O nome Wankan significa “Coroa Real”.
            Em japonês, a pronúncia seria Ohkan, entretanto, a pronúncia “wan” foi levada do dialeto okinawano para o Japão. É interessante que palavras como Heian foram mudadas da sua pronúncia okinawana de Pinan enquanto o nome deste kata ainda é falado com o dialeto de Okinawa.
            Talvez isso indique que este kata foi adicionado ao Shotokan bem posteriormente, após Funakoshi ter se estabelecido no Japão. É possível que este seja um kata que seu filho tenha importado para dentro do estilo Shotokan.
            Existe um Wankan de origem okinawana que não se parece nada com este Wankan, e que ainda é praticado em outros estilos de karatê, tanto no Japão quanto em Okinawa.
            O nome do kata provêm das três primeiras técnicas, os movimentos 1 e 2 quando vistos de frente formam as partes laterais da coroa, quando se faz os kakiwake-uke. O terceiro movimento cria a parte central da coroa. Mas o mistério sobre o nome deste seria de que os reis de Okinawa não utilizavam coroas de metal com este formato, não utilizavam coroas medievais como as da Inglaterra. Então porque o nome deste kata vem da forma destas técnicas?
            Funakoshi também tentou re-nomear este kata, mas não teve sucesso. Existem dois outros nomes para este kata. Um é Shofu e o outro é Hito. Shofu significa “Vento no Pinheiro”. Hito significa “Ondas no Ar”. E os dois nomes possuem componentes do apelido de Funakoshi, “Shoto” (Ondas do Pinheiro). Shofu também pode ser pronunciado como “Matsukaze”. Mas não se sabe se existe relação deste kata com o kata com o nome Matsukaze praticado pelo estilo Shito-Ryu.
            Nome japonês: Shofu/ Matsukaze, Hito.
            Movimentos: 16 kyodos.
            Kiai: somente no 16º kyodo.

HYAKUHACHICO

108 Passos
            Listado entre os kata avançados do Shotokan no livro O Melhor do Karatê 1 de mestre Nakayama (pág. 95), este kata é considerado um dos kata perdidos do Shotokan. Este kata foi ensinado ao mestre Funakoshi pelo mestre Higashionna, de Naha-Te. O kata foi mencionado em diversos livros de Funakoshi, entretanto acredita-se que ele ensinou o kata somente a seus alunos mais avançados.
            Algumas pessoas erroneamente dizem que o Kanku-Daí é o maior kata de todo o karatê. O kata Suparinpei, um kata do Goju-Ryu, possui 108 técnicas, quase o dobro do Kanku-Daí. E acredita-se que o kata Hyakuhachico seria o equivalente ao kata Suparinpei do estilo Goju-Ryu. Hyakuhachico é a pronúncia japonesa da palavra okinawana Suparinpei, “108 Passos”. Por isso, este seria o kata mais longo do estilo Shotokan.