Kumite



Kumite é o combate propriamente dito. No kumite pode-se aplicar, com a ajuda de um colega, as técnicas praticadas anteriormente com o treino de kihon e kata. O kumite pode ser praticado em vários níveis de dificuldade. São eles:
Gohon Kumite - Neste tipo de disputa, a precisão e a força dos golpes e bloqueios devem ser aprendidas, junto com o treino de movimento dos pés. O atacante avança e ataca cinco vezes, a cada ataque avança uma postura. O bloqueador recua e bloqueia cinco vezes, e depois contra-ataca.

Sambon Kumite - O atacante avança e ataca três vezes, a cada ataque avança uma postura. O bloqueador recua e bloqueia três vezes, e depois contra-ataca.

Ippon Kumite - O alvo é combinado de antemão e os parceiros, cada um por sua vez, atacam e se defendem. O objetivo é aprender a fazer uso das técnicas de ataque e defesa e entender o distanciamento (“maai”).

Jiyu Ippon Kumite - Obter o senso de distanciamento, de bloqueio, ataque, movimentos do corpo, mudança de centro de gravidade e de disparo do golpe final são os objetivos deste kumite. Depois de ter anunciado a área geral do seu alvo um dos parceiros ataca subitamente e com muito vigor. O outo parceiro bloqueia e contra-ataca. Ambos podem demonstrar livremente todas as técnicas que conhecem.

Jiyu Kumite - Embora nada seja predeterminado, e se espere que ambos os lutadores exibam sua força mental e física no nível máximo, atacar de fato é proibido. Os socos e chutes tem de ser detidos antes que atinjam o alvo, tocar o alvo é terminantemente proibido, de maneira que o soco tem de ser interrompido antes de atingir o ponto vital do oponente. O estudante tem de controlar rigorosamente seus golpes, uma vez que as mãos e os pés de um karateka experiente são extremamente perigosos e podem causar danos fatais.
Shiai Kumite – combate livre.